Asessos

terça-feira, 17 de setembro de 2013



HOJE AS 12:00H NA RIC TV- BALANÇO GERAL.                                                                    CANAL 07 RECORD.
ESCOLA ANTÔNIO JOSÉ DE CARVALHO,                                                                                     COM O PROJETO                                                                                                                                    É PRECISO SABER VIVER NA DIFERENÇA                                                                                    DO 5º ANO A PROFª: ROSITA VICENTIN

http://ricmais.com.br/pr/bg-curitiba/videos/curitiba-e-a-capital-onde-o-consumo-de-alcool-comeca-mais-cedo/





terça-feira, 7 de maio de 2013

A saúde geral e bucal da mulher

Há uma relação entre minha saúde bucal e minha saúde geral?

No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher. Como a gengivite é uma infecção causada por bactérias, estas podem entrar na corrente sangüínea e tornar-se causa de outras complicações:
  • Problemas Cardíacos: Indivíduos com gengivite correm um risco maior de ter problemas cardíacos, com o dobro de possibilidade de sofrerem ataques fatais.
  • Derrame: Um estudo revelou a existência de uma relação causal entre infecções bucais e risco de derrame ou também conhecido como acidente vascular cerebral (AVC).(1)
  • Diabetes: Os diabéticos são mais propensos a terem gengivite e nestes indivíduos é mais difícil controlar o açúcar no sangue. A gengivite pode ser um fator de risco para o diabético, mesmo em indivíduos com açúcar controlado.(2)
  • Problemas respiratórios: Bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal podem chegar até os pulmões e causar doenças das vias respiratórias, tal como a pneumonia, especialmente em pessoas que têm gengivite.(3)
  • Resultados da gestação: As gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos prematuros ou terem bebês de menor peso ao nascer. A gengivite também pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto.(3)
Leia também:
O que é uma boa higiene oral?
Como escovar os dentes


Como a gengivite em geral não dói, muitas mulheres só notam que têm o problema quando este já está em estado avançado. A melhor defesa é a cuidadosa higiene bucal diária com uma boa escovação e o uso de fio dental, e as consultas regulares com seu dentista.

Os requisitos relacionados à saúde bucal mudam com o passar do tempo?

A mulher tem necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida. As mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana. Nessas etapas da vida, as mulheres não podem esquecer de escovar e usar fio dental todos os dias, para evitar a gengivite.

Outras informações importantes:

  • Menstruação - Algumas mulheres notam que sua gengiva incha e sangra antes da menstruação. Outras têm aftas ou inflamações da mucosa bucal. Estes sintomas geralmente desaparecem no início da menstruação.
  • Contraceptivos orais - A inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.
  • Gravidez - Estudos mostram que muitas mulheres grávidas têm gengivite quando a placa bacteriana se forma sobre os dentes e irrita a gengiva. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado pré-natal é sempre extremamente importante.
  • Menopausa - Os sintomas bucais experimentados durante este estágio na vida de uma mulher são gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca.
  • Osteoporose - Várias pesquisas sugerem a existência de uma relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares. Os pesquisadores sugerem que isto pode levar à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde os dentes estão inseridos. Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.

(1) The American Academy of Periodontology [Academia Americana de Periodontologia], 5 de junho de 2000. (2) The American Academy of Periodotonlogy [Academia Americana de Periodontología], 17 de janeiro de 2001. (3) The American Academy of Periodontology [Academia Americana de Periodontología], 15 de maio de 2000.

Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/saude-bucal/

sábado, 4 de maio de 2013

Dor de dente na aldeia?


http://chc.cienciahoje.uol.com.br/dor-de-dente-na-aldeia/


Crianças Xavante, em aldeia no interior do Mato Grosso. Esses índios tiveram seus dentes examinados por um pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (fotos: Rui Arantes).

sábado, 16 de março de 2013

Odontologia e Hemofilia

Odontologia e Hemofilia

Odontologia e Hemofilia


O cuidado com os dentes no hemofílico devem ser levados em alta conta, com visitas freqüentes ao dentista, preventivamente. O objetivo é evitar que o não cuidado com os dentes acabe gerando problemas odontológicos ou ortodônticos que demandem tratamentos invasivos que provoquem sangramentos, pois quando esses tem de ser feitos, exigem acompanhamento médico e aplicação do hemoderivado (fator de coagulação).
Eu particularmente extrai quatro cisos, e em todos, tive de passar no médico, e receber fator, um dia antes, no dia e alguns dias depois, mas sem problemas por isso.



Prevenção




A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental. Pois através da odontologia curativa (restaurações, extrações, tratamentos de canal...) não se obtém resultado no controle dessas doenças. Cerca de 95% dos brasileiros sofrem de cárie e doença das gengivas (doença periodontal), mesmo com grande número de dentistas por habitante. Um dos períodos mais importantes para se prevenir as cáries é durante a erupção dos dentes, sejam eles "de leite" ou permanentes.



QUAL A IDADE PARA MEU FILHO IR AO DENTISTA?

Quanto antes melhor e sempre que achar necessário, mesmo que ele não apresente sangramentos ou cáries.

MEU FILHO PODE COMER TODOS OS TIPOS DE ALIMENTOS?

Sim, porém saiba:

Existem alimentos que facilitam a formação de cáries e doenças na gengiva, o que pode gerar sangramentos. Alimentos como biscoitos, recheados ou não, balas, doces, refrigerantes e salgadinhos de pacotes grudam nos dentes e causam cárie. Após comê-los escove bem os dentes.
DICAS:

Evite oferecer refeições fora de hora

Mel e açúcar mascavo também causam cáries.

A mamadeira noturna não deve conter açúcar e achocolatados

Sempre limpe a boca do seu filho após as mamadas.

OS DENTES DE LEITE SÃO MUITO IMPORTANTES PARA:


Crescimento da face da criança (ossos, músculos e dentes).

Guardar espaço para o dente permanente nascer no lugar certo.


Mastigar bem os alimentos mais consistentes como carnes, pães, legumes e frutas.


São 20 os “dentes de leite” (10 em cada arcada) quem normalmente nascem da seguinte forma:
SAIBA QUE

Por volta dos 6 anos, nascerá o primeiro dente permanente do seu filho, atrás do último dente de leite.

Escovar os dentes ou passar o fio dental não provoca sangramentos.

Mesmo que haja sangramento, continue escovando e usando o fio dental.

Usar sempre escovas macias e troque-as quando suas cerdas ficarem abertas.

A prevenção baseia-se em:


◦Correta higienização com escova e fio dental;
◦Consumo inteligente do açúcar;
◦Uso correto de flúor, para fortalecer os dentes;
◦Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista.


◦No Brasil, 50% das pessoas de 40 anos não possuem metade dos dentes. Grande parte dos problemas dentários dos adultos (inclusive a necessidade de uso de aparelhos) são causados por perda prematura dos "dentes de leite" quando ainda criança.


Escovação


A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssima pasta, ou até mesmo sem pasta de dente.


A escova


◦Pontas arredondadas para não ferir a gengiva;
◦Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos;
◦Superfície da parte ativa plana;
◦Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes.


Obs.: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;


Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.




O creme dental


A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação.


Obs.: Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade.


Horários para escovação


Escove os dentes ao acordar, isto é um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante a noite.




Técnica para escovação


Dentes Superiores:
Inicie pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo (movimento de "varrer" ).
Passe à superfície externa dos dentes, iniciando agora pelo lado esquerdo e terminando no direito (movimento de "varrer").


Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória dos dentes até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes (movimento de vai-vêm).


Dentes Inferiores:


Repita como indicado para os dentes superiores.


Escove a língua


Movimento de "Varrer": Inicialmente, os movimentos devem ser feitos como se você estivesse varrendo a placa bacteriana da gengiva para os dentes. Para isso, a escova deve ser colocada inicialmente inclinada junto ao dente e pressionada levemente para limpar o sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A seguir, com movimento de rotação "varre-se" a placa bacteriana para fora do dente.
Movimento de "Vai-Vêm": Quando estiver escovando as superfícies mastigatórias use o movimento de "vai-vem" esfregando a superfície dental para frente e para trás e escove atrás dos últimos dentes.


Deve-se repetir os movimentos de 5 a 10 vezes por grupo dental, conforme a maior ou menor tendência de acúmulo de placa bacteriana, indicada pela revelação de placa. Insista com mais movimentos nas regiões onde o acúmulo de placa é maior.

Uso do fio dental


Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental.


Você deve usar o fio dental diariamente, antes da última escovação noturna.
O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e merecem cuidado especial.



NO CASO DE PERDA DO DENTE DE LEITE POR TRAUMA (SE MEU FILHO BATER A BOCA), O QUE DEVO FAZER:
Avise o médico hematologista ou ao Centro de Hemofilia onde seu filho é cadastrado para que os cuidados no controle do sangramento sejam realizados. Enquanto isso leve seu filho ao dentista ou entre em contato com esse profissional a fim de que a área seja examinada e radiografada, mesmo que não haja perda ou quebra do dente. Caso ocorra quebra ou perda total do dente, coloque o pedaço ou o dente inteiro em um recipiente com soro fisiológico ou leite e leve junto com seu filho ao seu dentista de confiança. Lá, o dentista vai avaliar a região, radiografar e tomar providências de colagem do pedaço ou recolocação do dente quando possível. Se não for possível colocar o dente no soro ou leite, coloque-o na sua boca (debaixo da língua), deixando em contato com a saliva até chegar ao dentista.

FONTE: hemofilia news

Alimentação

Alimentação
Quem se alimenta toda hora não permite que a saliva volte à normalidade de pH, tornando o ambiente bucal ideal para as bactérias existentes na boca produzirem mais ácidos que destroem os dentes.
Evite alimentos aderentes, pegajosos e comer toda hora. Escove os dentes após cada refeição.
Os lanches que as crianças levam par a escola não devem ser cariogênicos. Procure ingerir alimentos saudáveis: verdura crua, iogurte natural, frutas frescas, queijo, pão de queijo, pipoca sem açúcar, sucos.
Durante a infância é essencial ter uma alimentação balanceada que proteja o dente contra a cárie. Restringir a ingestão de comidas e bebidas com alto teor de açúcar é primordial porque os dentes de leite têm esmalte suscetível a cáries.
Se o flúor é a nossa maior proteção contra as cáries o açúcar é o maior inimigo dos seus dentes.
Todos nós temos bactérias em nossa boca. Essas bactérias formam uma placa, não visível no início, que se adere aos dentes. Quando o açúcar entra na placa, formando-se ácidos que são responsáveis pelas cáries.

A importância do flúor
A mancha branca ou cárie inicial pode ser paralisada quando o dentista faz aplicações tópicas de flúor, quando se escova os dentes com cremes dentais contendo flúor ou quando se bochecha soluções fluoretadas.
O uso diário de um enxaguatório com flúor ajuda a reduzir as cáries em 50%.

Alimentação e os dentes

              


                      

                 


atividades para pintar

http://www.agrinho.com.br/beta/imagens/imprimaPinte/ip_1.jpg

Agrinho 
 http://www.agrinho.com.br/beta/imagens/imprimaPinte/ip_20.jpg